2º BPE

O 2º BPE – Batalhão de Polícia do Exército foi criado em 12 de junho de 1969, quando a antiga 2ª Companhia foi transformada no 2º Batalhão de Polícia do Exército.

Entre 1952 e 1995, o 2º BPE esteve instalado no aquartelamento do Ibirapuera, no município de São Paulo.

Foi transferido no início de 1996 para as imediações do Km 18 da Rodovia Castelo Branco, no município de Osasco, na Grande São Paulo.

Sediado durante muitos anos na Rua Abílio Soares, no bairro do Ibirapuera em São Paulo/SP, uma localização altamente estratégica, pois situava-se próximo ao Comando Militar do Sudeste, Quartel General do Exército e com isso poderia intervir rapidamente na defesa do QG em caso de necessidade na época do regime militar.

Em suas instalações estavam baseadas 4 companhias, sendo: 1ª Cia de Polícia, 2ª Cia de Polícia, Cia Escolta & Guarda e Cia de Comando e Serviço – CCSV.

MUDANÇA PARA OSASCO NA DÉCADA DE 90

Em 1996 o 2º BPE faz uma mudança de aquartelamento, saindo do bairro do Ibirapuera e assumindo as instalações do quartel que era do 2º Batalhão de Guardas em Osasco/SP, que foi desativado para que a PE tivesse um espaço maior para o adestramento de suas tropas e condições operacionais.

Sediado agora em Osasco, município próximo da cidade de São Paulo e fácil acesso pela Rodovia Castelo Branco, o 2º BPE possui amplas instalações, contando com 4 companhias, sendo 1ª Cia de Polícia, 2ª Cia de Polícia, Cia Escolta &Guarda e Cia de Comando e Serviço – CCSV.

No dia 12 de janeiro de 2018, foi realizada a Passagem de Comando do 2º Batalhão de Polícia do Exército. O Cel. Vladimir Tadeu Ferreira Júlio passou a função para o Tem. Cel. José Paulo da Silva Neto.

O evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, como o Cmt/CMSE, Gen Ex Campos; o Cmt/2ªRM, Gen Div Adalmir e amigos do Batalhão General Ventura. Na ocasião, também foi realizada a cerimônia de inauguração do retrato do comandante sucedido junto a galeria de fotos de ex-comandantes do 2º BPE. Na ocasião, o Gen. Ex. Campos realizou a entrega do distintivo de comando e da Bandeira-Insígnia de Comando da OM ao Cel. Vladimir.

Facebook: Clique aqui.
TELEFONE(S): 11 36865442 / 11 36865434
ENDEREÇO: Raul Lessa, 52
BAIRRO: Jardim Piratininga
CIDADE: Osasco UF: SP
CEP: 06236100

Comments are closed.