SOAPE FAZ LANÇAMENTO DO LIVRO “SEMPRE PRONTO” COM O 2º BPE

No dia 10 de julho de 2019, dentro das comemorações do 67º aniversário do 2º Batalhão de Polícia do Exército General Ventura, a SOAPE através do seu presidente Eduardo G. Sprotte, junto com o Ten. Cel. José Paulo da Silva Neto – comandante do 2º BPE, lançaram oficialmente o livro “Sempre Pronto – Uma Visão do 2º Batalhão de Polícia do Exército”, do autor/fotógrafo Dr. Márcio Lauria Filho – Editora Opera Luminis.

O cocktail de lançamento do livro foi realizado no Teatro Municipal Glória Giglio, na cidade de Osasco/SP, onde fica a sede do 2º BPE, e teve a participação de autoridades civis e militares do 2º BPE (oficias, sargentos e praças), oficiais de OM´s do Exército Brasileiro em São Paulo e da Polícia Militar de SP, a Diretoria da SOAPE e veteranos PE´s, além de representantes da Guarda Mirim de Osasco, que tiveram contato com a cultura militar no evento, reafirmando o compromisso de orientar os jovens no caminho da convivência social saudável.

Durante a solenidade, em seu discurso o Ten. Cel. José Paulo da Silva Neto – comandante do 2º BPE, ressaltou o trabalho feito pelo Dr. Márcio Lauria Filho, que ficou 11 meses nas dependências do 2º BPE fotografando as rotinas da unidade e seus integrantes.

Ele também evidenciou que a produção do livro foi toda feita sem o uso de recursos oficiais do Exército Brasileiro, ou a captação de verbas via programas de incentivos fiscais, no que agradeceu e louvou o trabalho da SOAPE como entidade que proporcionou a captação de patrocinadores da iniciativa privada para a realização desse importante projeto cultural.

O Dr. Márcio afirmou que foi um esforço grande captar momentos espontâneos e que mostrassem a realidade da guarnição, seja em momentos do cotidiano, como no preparo da tropa para as ações de combate e missões às quais está vocacionada.

Por se tratar de uma obra de cunho artístico e cultural com foco nas fotografias, o Dr. Márcio procurou retratar o dia a dia e as atividades de forma real, para que as fotos “falassem por si só” como é ser um policial do Exército no 2º BPE, e por isso há poucos textos no livro, porém os leitores poderão “enxergar” as emoções que a tropa sentia em cada fotografia.

O livro teve uma edição limitada à mil exemplares, sendo que o Excelentíssimo Senhor Presidente do Brasil Jair Bolsonaro, e o Vice-Presidente Gen. Hamilton Mourão receberam um exemplar como homenagem do autor.

SOAPE DESEMPENHA PAPEL IMPORTANTE NO PROJETO DO LIVRO

Para que este importante projeto cultural fosse materializado, destaca-se o trabalho desenvolvido pela SOAPE, na figura de seu presidente Eduardo G. Sprotte, em proporcionar os recursos financeiros necessários para a produção do livro, através da doação de empresas que apoiaram a iniciativa e que constam em suas páginas como anunciantes.

Eduardo Sprotte foi fundamental na divulgação do projeto no meio empresarial, buscando apresentar o livro e seus objetivos, para sensibilizar empresas e empresários que poderiam colaborar com os valores necessários para a impressão e demais custos envolvidos no projeto.

Foi um trabalho complexo e persistente que rendeu grandes frutos, ainda mais em se tratando de um livro de temática militar em um país que não possui grande tradição em projetos nesse segmento editorial, porém o trabalho incansável de Sprotte, assim como o apoio de demais integrantes da SOAPE, pôde finalmente dar vida ao livro.

“Com certeza essa foi uma das grandes realizações da minha gestão à frete da SOAPE, e que me deixa muito feliz por proporcionar esse legado aos integrantes do 2º BPE”, ressalta Sprotte.

Para Sérgio de Souza Carvalho Júnior, veterano PE e membro da SOAPE que criou os anúncios das empresas patrocinadores do livro, participar de um projeto cultural desse nível foi muito gratificante, pois reafirma nosso compromisso de dar apoio não só à instituição 2º BPE da qual fez parte, como também honrar aqueles que hoje constroem o futuro do Batalhão General Ventura, porque “Uma vez PE, sempre PE”!

O comandante do 2º BPE – Ten. Cel. José Paulo, o autor Márcio Lauria Filho e a SOAPE, agradecem às empresas anunciantes/apoiadoras do projeto, que proporcionaram a realização do livro “Sempre Pronto – Uma visão do 2º Batalhão de Polícia do Exército”. Nosso muito obrigado!

Veja algumas fotos do evento:

Discurso do Ten. Cel. José Paulo, comandante do 2º Batalhão de Polícia do Exército, no evento de lançamento do livro “Sempre Pronto – Uma Visão do 2º BPE”, dia 10/07/2019, realizado no Teatro Municipal Glória Giglio, na cidade de Osasco/SP, com o apoio da SOAPE.

Para comprar seu livro, preencha o formulário abaixo:

One Comment

  1. Márcio José Lauria Filho

    Bela matéria. Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *